domingo, 14 de abril de 2013

No Fiapo indica: Aperte O Alt!


Olá amigos!
Decidi que abrirei uma seção aqui nesse meu lugarejo virtual para colocar algumas dicas do que leio no ciberespaço. A intenção é trazer para aqueles que não conhecem os divers@s autores de qualidade que temos por aqui e não prestamos atenção. Essa iniciativa visa também dinamizar isso daqui, visto que a correria do dia-dia torna difícil a (já nada fácil) empreitada criativa desse pequeno e iniciante escriba que vos fala tão despretensiosamente.

Sei... não sou um grande escritor, estou aqui exercitando, em formação, brincando, errando e acertando e adoro quando recebo uma boa crítica ou um incentivo, quando divulgam, quando indicam, quando dizem que há algum sentido nisso tudo. Foi assim que me convenceram a escrever.

Sei também que é muito legal ler e compartilhar por aí trechos de noss@s grandes escritores e coisa e tal, mas abrir-se para o novo, para as letras de gente viva, gente do nosso tempo e que pode está do nosso lado pode ser uma experiência incrível! É óbvio também que nessa terra de ninguém e de todo mundo que é a internet tem muita coisa de qualidade duvidosa, mas a intenção é justamente dar vazão ao potencial, ao talento, a qualidade que podemos garimpar por aqui, nessa maneira de fazer arte, de espalhá-la e de buscar um lugar ao sol num tempo e num lugar que, cá pra nós, não valoriza a literatura como deveria.

Dito isso, digo que nessa seção encontrarão autores iniciantes, autores publicados, geniais, outros nem tanto, mas todos com algum talento e, sobretudo, textos que me chamaram atenção em algo, ou seja, um critério mais subjetivo do que técnico (nem tenho competência para tal). 

Inauguro essa seção indicando um blog que conheci há muito tempo, que acompanho com certa frequência e que de certa forma me estimulou a alimentar meu blog de maneira mais séria. O blog que indico hoje já  é consagrado e referência! Falo do “Aperte o Alt” do talentoso Renato Alt que traz (entre outras coisas) pequenos e valiosos textos em prosa que encantam, prendem a atenção e fazem pensar.

Salvo o engano, conheci o “Aperte o Alt” por via de um blog de humor ,o kibeloco.  Com uma referência tão escrachada, entrei de maneira tão despretensiosa, quanto foi minha surpresa com o conteúdo simples e denso que Alt me trazia. Li compulsivamente e tive vontade de escrever também, senti-me estimulado.

Não é por acaso que o blog já ganhou alguns prêmios e é um dos mais visitados do gênero. Renato Alt é versátil, vai da densidade à descrição do cotidiano em seus textos sem nenhum esforço maior. Sua variedade aparece também no contraste de suas temáticas e estilos no blog quando comparadas com as hilárias tiradas nas frases do twitter e facebook.


No limiar da rapidez da vida, sobretudo da internet, acabo não acompanhando tão regularmente os textos, mas sempre que posso volto, descubro e redescubro coisas incríveis.

Por isso indico: leiam o "Aperte o Alt"! http://aperteoalt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário